A importância da Educação Ambiental



Vivemos nos dias atuais uma época de acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao clima. Deixamos o planeta fraco e doente, de modo que para reverter essa situação ou mudamos a forma como exploramos os recursos naturais e passamos a viver a sustentabilidade ou pereceremos de forma brutal e emersos em nossos próprios resíduos.

Essa mudança de rumos só é possível com conscientização e a educação ambiental mostra-se como uma ferramenta de orientação para tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais. A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente, mas devido aos avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.

Por isso, muitas empresas investem cada vez mais na educação ambiental. Colaboradores conscientes são mais motivados a trabalhar bem, sem ter desperdícios e pensando no que irão gerar pro meio ambiente, eles reagem com entusiasmo e fidelidade diante de uma atuação socioambiental positiva e tendem a acreditar mais na comunicação da empresa sobre suas ações e resultados dos seus investimentos sociais. Além disso, o dia a dia, as conversas e a participação nos processos influenciam positivamente os funcionários e mostram a eles a importância de levar esse conhecimento para suas casas.