Qual a importância de ter um cartão de visita?



Você, com certeza, já recebeu vários cartões de visita e também, muito provavelmente, já distribuiu dos seus. Então, já deve saber da importância de ter um cartão de visita bem pensado e como ele pode atrair mais clientes ao seu negócio. Ao criar seu cartão, você deve pensar em vários fatores para que o resultado seja o melhor possível. Quais informações devem constar? Quais não devem? Devo usar cores? Se for usar, que paleta devo escolher? Que tipo de papel é mais adequado? Posso usar por quanto tempo?… Calma, todas essas perguntas serão respondidas aqui!

Um pouco de história

Segundo a história, os cartões de visita surgiram na França do século XVII, durante o reinado de Luís XVI. Chamados de visite biletes, eles serviam para introduzir uma pessoa à um novo ciclo de convívio de uma forma luxuosa. Na mesma época, na Inglaterra, eles eram usados como cartões de negócios, contendo informações profissionais, muito semelhante aos cartões modernos.

Nas histórias de Sherlock Holmes, por Conan Doyle, muitas vezes quando Holmes e seu fiel amigo Watson estão em casa entre um mistério e outro, um mensageiro bate à porta com um cartão de visita de um possível cliente da dupla. A função do cartão ali era antecipar quem era a pessoa que contrataria Holmes para uma investigação. Se você tiver oportunidade de ir ao Museu Sherlock Holmes, em Londres, pode guardar um cartão de visitas do famoso detetive pra si.

cartao-de-visita-sherlock-holmes

A importância de ter um cartão de visita

Por que eu devo ter um cartão de visita? Bom, tenho certeza que você quer atrair mais consumidores para seu produto ou serviço, e uma ótima forma de primeiro contato com um cliente é através de um cartão de visita. Você, num sábado que nem imaginava, encontra um possível cliente em uma situação cotidiana. Ele demonstrou interesse no seu negócio, mas você não tem um cartão. Você poderia passar seu telefone, o site da empresa, mas, certamente, o cliente perderia o interesse na informação quando a visse de novo, na segunda-feira. Se você tivesse dado um cartão de visitas, bem feito, quando ele olhasse novamente, com certeza lembraria da conversa anterior e ligaria para saber mais sobre o produto ou serviço que teve interesse. Um cartão demonstra profissionalismo e comprometimento por parte da empresa e do profissional. As pessoas tendem a confiar mais em quem tem um cartão de visita sempre à mão.

Como ter o cartão de visita perfeito

Um cartão de visita tem que ser sóbrio e conter as informações básicas de contato do portador. Mas nada de encher o cartão com todas as suas informações ou da sua empresa. Um bom cartão é simples e direto. Afinal, as informações complementares devem ser passadas por você mesmo depois do cliente entrar em contato com você. E para ter o cartão de visita perfeito você deve ficar atento a algumas coisas:

Papel

Existem infinidades de tipos de papel e para escolher qual usar no seu cartão é bom pensar na durabilidade e apresentação que você quer. Um cartão impresso em papel puro, sem acabamento em verniz, pode parecer mais bonito e sóbrio, mas sua durabilidade é muito menor que de um cartão impresso em papel envernizado ou plastificado. Uma opção interessante e que pode ser um meio termo entre o papel puro e o plastificado é o papel revestido com filme BOPP fosco. O cartão fica com um aspecto simples e charmoso, sem perder a durabilidade

Formato

Normalmente o cartão é apresentado no formato retangular tradicional, mas existem muitos cortes que podem ser aplicados ao papel do cartão para dar um acabamento mais despojado e personalizado, veja alguns exemplos de cortes:

formatos

Paleta de cores

As cores são muito importantes na hora de escolher a identidade visual do seu cartão. Harmonizar os tons certos de forma equilibrada e consciente pode deixar o cartão de visita com um ar requintado e atrair mais clientes para seu negócio ou serviço. No texto Qual a importância de uma identidade visual consolidada?, nós falaremos da importância das cores num projeto gráfico e como elas podem salvar ou arruinar todo o trabalho de arte. Dê uma conferida no texto para entender mais sobre as cores!

Informações que devem conter

Para um cartão de visitas cumprir sua função ele deve passar as informações de contato do portador ou de sua empresa de maneira clara, direta e atrativa, de um modo que chame a atenção de um possível cliente e ele entre em contato com você. Num cartão pessoal, o ideal é o ter seu nome, cargo, e-mail e telefones além do logo e site da empresa. Num cartão da empresa, o logo, telefones, site e, se for muito necessário, uma breve descrição do serviço prestado ou produto oferecido pela empresa. Qualquer informação a mais, só vai confundir o cliente, levando a perda de interesse dele pelas informações.

Cartões de personalidades

Veja alguns cartões de personalidades que vazaram na web:

cartoes-famosos