Você sabe a diferença entre folder, flyer, panfleto?



É comum que apareçam dúvidas na hora de desenvolver ou imprimir materiais gráficos para divulgar seu negócio. Quem nunca confundiu termos como folder, flyer ou panfleto? A diferença entre os três não é grande, mas você deve manter-se atento! Com isso em mente, decidimos solucionar essa dúvida de uma vez por todas, para que você possa agilizar e aprimorar cada vez mais o desenvolvimento de seus materiais gráficos.

Historicamente, o panfleto nasceu na Inglaterra no século XIV como uma forma de transmissão de poemas de amor curtos, chama em latim de “Pamphilus seu de amore”, traduzida para o inglês “phamphlet”. O termo popularizou-se, passou ser usado para descrever qualquer texto menor do que os antigos manuscritos e espalhou-se pelo mundo. Rapidamente perceberam a oportunidade de usá-lo para propaganda, gastando pouco e circulando de mão em mão.

Provavelmente por sua origem humilde, o panfleto virou sinônimo de um folhetinho pequeno, A5 ou A6, em papel sulfite e com até 2 cores. São, portanto, peças simples, impressas em grandes quantidades, que permitem uma grande tiragem a preços baixos, com rapidez e facilidade de produção e impressão. São usadas para divulgações massivas, rápidas e pouco personalizadas. O exemplo mais comum é aquela propaganda de lojas ou serviços que você recebe nos semáforos.

Já o flyer vem do inglês “voador” e ganhou este nome graças a sua velocidade de distribuição. Este produto conserva algumas características básicas do panfleto, como a quantidade limitada de informações, mas diferencia-se por sua qualidade superior, utilizando-se muitas vezes de cores especiais, cortes e vernizes, agregando valor ao material.

O flyer tem dimensões reduzidas (A5 ou menor) e pode ter apenas um lado impresso ou frente e verso. É produzido para alta distribuição, com baixo custo de produção. Tornou-se muito usado na divulgação de eventos, sendo indicado para apresentações rápidas, nas quais o leitor conseguirá absorver a informação em poucos minutos.

diferença entre folder e panfleto

Por sua vez, o folder vem do inglês “dobrador” é uma versão mais complexa e com dobras de um flyer. As dobras podem ser uma ou duas, podendo ser vertical ou na horizontal. Um folder não tem formatos padrões definidos, mas costuma seguir uma normatização: capa, apresentação do produto, serviço ou promoção e dados para contato.

Dessa forma, o folder é um produto mais refinado que o panfleto ou o flyer e exige um maior investimento, mas oferecer maiores possibilidades criativas e estratégicas, permitindo uma quantidade maior de informações. É usado comumente para apresentação de empresas ou lançamentos de produtos e promoções.

diferença entre folder e panfleto

Portanto, recapitulando, de maneira resumida, se o seu produto gráfico tiver dobras, é um folder. Se não tiver, pode ser um panfleto ou um flyer. Se contar com uma impressão mais sofisticada como aplicação de verniz ou cores especiais, é um flyer.

Tecnicamente, a diferença mais significativa está na qualidade gráfica do seu impresso, que vai afetar diretamente a percepção do público sobre seu serviço ou produto. Mesmo assim, todas as peças são pensadas para estratégias de circulação rápida, com informações simples e eficazes em um formato limitado.

Se você continua em dúvida sobre qual material é mais indicado para sua empresa ou gostaria de conversar alguém especializado de nossa equipe, entre em contato conosco! O Grupo Tiliform fará o possível para te auxiliar.