No contexto das empresas, as funções da área de compras têm se expandido para além da simples aquisição de mercadorias e a contratação de serviços. Na mesma medida, os profissionais têm se tornado cada vez mais qualificados e preparados para modernizar processos, firmar parcerias e aumentar a eficiência.
Portanto, uma empresa que valoriza o trabalho desse setor e reconhece a sua importância agrega grande valor aos seus processos e se torna mais competitiva no mercado. Se você tem interesse em aprimorar os resultados do seu negócio, que tal começar pela atividade de suprimentos? Continue lendo este conteúdo e aplique as nossas dicas.
Qual é o papel da área de compras?
Em termos simples, a área de compras é responsável pela:
• seleção de potenciais fornecedores;
• fluxo de materiais dentro da empresa;
• acompanhamento da entrega dos pedidos.
Isso quer dizer que é necessário adquirir os insumos nas quantidades corretas para abastecer a produção, evitar atrasos e construir uma relação favorável com fornecedores.
Além disso, a negociação de preços e contratos é uma parte importante das atividades da área, que resulta na obtenção de preços competitivos e consequentemente, a redução de custos.
Por isso, o primeiro passo para o sucesso desse departamento é o alinhamento das estratégias com os objetivos organizacionais.
Como ampliar o papel estratégico da área de suprimentos?
Agora que a equipe gestora já está consciente da necessidade da área de compras, é importante conhecer ideias para colocar essa iniciativa em prática.
Implemente sistemas de gestão integrada
Nesse cenário, a tecnologia é um dos fatores que têm potencial para alavancar os resultados e contribuir para a melhoria da performance da organização como um todo.
Na maioria das vezes, os sistemas de ERP constituem o primeiro tipo de sistema obtido. Com ele é possível manter um registro de todas as transações, garantir a acuracidade dos dados e automatizar processos. Contudo, existem opções mais modernas como inteligência artificial, robótica e blockchain que podem fazer toda a diferença.
Desenvolva um controle sobre os custos
O papel de um comprador está muito além da busca por fornecedores qualificados no mercado. Muitas empresas já atuam para desenvolver fornecedores em regiões próximas para minimizar o tempo de entrega e reduzir os custos logísticos. Outras iniciativas fecham contratos de longo prazo com o intuito de obter uma economia de escala.
Esses exemplos representam uma redução considerável nos custos que, em contrapartida, afeta o preço de venda e o volume de itens comercializados.
Crie parcerias bem-sucedidas
O conceito de parceria é uma situação em que ambas as organizações envolvidas têm resultados positivos. Por isso, a etapa de negociação é tão importante, pois:
• constrói uma relação de confiança;
• valoriza os serviços prestados pelo fornecedor; e
• abre um canal de comunicação e discussão.
Essa ideia de colaboração diminui as chances de problemas tanto com o abastecimento, como financeiros. Além disso, garante uma gestão compartilhada que atua para solucionar obstáculos de forma conjunta.
Por fim, é fundamental destacar que esse tipo de projeto deve partir da liderança para que a adesão e o comprometimento sejam efetivos.