Packaging: como elo entre marcas e consumidores
O que é packaging?
Trata-se de um termo que define todo o processo que um produto passa antes de ser enviado para o cliente. A ele estão ligadas as fases de embalagem, proteção do item e ainda a organização.
Tem como principal objetivo evitar danos ou a perda do pacote durante o transporte no frete. Este processo acontece depois do picking, que é o processo de separar os pedidos dos clientes. É nesta fase que há a identificação e a seleção do produto dentro do estoque. E o packaging ocorre logo após isso.
Qual a importância do packaging para o consumidor e para a empresa?
Pode ser usada tanto em lojas físicas como virtuais, mas no último caso é essencial. Isso porque grande parte do sucesso do e-commerce se deve a uma boa logística em todas as etapas. Seja no fornecimento do material ou no envio do produto, tudo pode ser realizado de forma mais rápida e assertiva. E isso tudo reflete no processamento das vendas, que terá o tempo reduzido.
Outra vantagem por parte das empresas é em relação à imagem que o consumidor tem daquela marca por meio da embalagem. O cliente acaba se sentindo mais confortável e seguro de comprar aquele produto. Sabe aquela frase “paixão à primeira vista”? Nesse caso, o consumidor tem alguns segundos para identificar o produto e escolhê-lo ao invés dos concorrentes. E nesse processo de escolher pela embalagem, o Brasil se destaca.
Segundo o estudo da MeadWestvaco Corporation (MWV) realizado em 2015, o consumidor brasileiro é bastante influenciado pelas apresentações do produto durante o processo de compra. Além dos brasileiros, alemães, americanos, chineses e franceses foram avaliados em onze categorias de produtos variados. Das 5.075 pessoas analisadas, 31% afirmaram que a embalagem é essencial para a satisfação com os produtos. E quando falamos em brasileiros, a porcentagem sobe para 52% entre os 754 consultados.
É fato que os consumidores estão ficando mais exigentes. O estímulo à compra está cada vez maior, estando presente em vários meios de maneira simultânea. Na hora da compra, mais do que preços, o consumidor está interessado no valor agregado. Isso compreende que vale mais um produto de qualidade do que um barato.
E, como ressaltamos, a embalagem é um ponto forte na hora da decisão de compra. O packaging é um grande diferencial de várias marcas de sucesso. Por meio disso, os produtos conseguem se firmar no mercado diante dos seus concorrentes, possibilitando ainda a fidelização dos clientes. É um investimento claro e com retorno positivo, caso seja feito da melhor forma. Para isso, há todo um processo e análise envolvidos para desempenhar a melhor estratégia de packaging.
Se você percebeu toda a importância do packaging, coloque-o já em prática no seu negócio. Além disso, acompanhe aqui e veja mais conteúdos do blog que você pode aplicar hoje mesmo na sua empresa.